Educator Certificate for Sustainable Development by Earth Charter

Carta Terra / Certificado de Educadora para o Desenvolvimento Sustentado

A Carta da Terra foi um documento redigido no ano 2000, elaborada por visionários vindos de todas as áreas educativas e cerca de 90 países. Tem dezasseis princípios que transformam a consciência em ação. Procura inspirar em todas as pessoas um novo sentido de interdependência global e uma responsabilidade compartilhada pelo bem-estar de toda a família humana, da comunidade de vida e das gerações futuras. É uma visão de esperança e uma chamada à atenção.

Um curso maravilhoso, com um objetivo muito concreto:

-Ajudar no desenvolvimento de uma visão de mundo sustentável, isto é, conseguir que se passe a ver e a interagir com o mundo natural, através das lentes da sustentabilidade.

-Levar quem tiver contato com a Carta da Terra, a pensar mais profundamente sobre as atividades comunitárias e como elas impactam positiva ou negativamente os esforços para criar uma sociedade mais sustentável.

-Mostrar as interligações entre as três esferas da sustentabilidade (meio ambiente, sociedade, economia).

-Desenvolver habilidades de observação.

-Criar caminhos para melhorar o bem-estar da comunidade.

Os seus 4 Princípios são:

1 – Respeitar e Cuidar da Comunidade de Vida
2 – Preservar a Integridade Ecológica
3 – Conseguir que haja Justiça Social e Económica
4 – Conseguir manter a Paz, a Democracia e a Não Violência

A Vida. O que é a vida?

O Princípio da Vida significa respeitar todos os seres vivos, não importa quão grandes ou pequenos sejam. Toda a vida é importante, não apenas a vida humana, por isso temos de tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.

Comprometes-te a defender os Princípios da Vida?

“Comprometo-me a respeitar e a cuidar de todos os seres vivos, não importa quão grandes ou pequenos sejam”.

Interconexão. O que é isso?

Significa que tudo está ligado a tudo o resto. Cada pessoa e cada ser vivo tem as suas qualidades especiais. Todos nós temos um lugar neste mundo e todos precisamos uns dos outros.

Comprometes-te a divulgar o Princípio da Interconexão?

“Comprometo-me a respeitar e compreender que tudo na Terra está interligado e, de alguma forma, ligado a mim”.

Família. O que é isso?

O Princípio da Família, significa fazer tudo o que estiver ao teu alcance, para garantir que todos os membros da família humana sejam bem tratados. Significa que tu trabalharás com outras pessoas para garantir que todos os rapazes e raparigas tenham um lar, água potável para beber, comida para comer, uma escola para frequentar e um médico para cuidar deles quando estiverem doentes.

Comprometes-te a defender o Princípio da Família?

“Eu comprometo-me a respeitar e compreender que faço parte de toda a família humana e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir que todos na família humana, sejam bem tratados”.

Passado. O que é?

O Princípio do Passado significa que aprenderás com todas as diferentes pessoas que viveram antes de ti, descobrindo o que tornou as suas vidas boas e o que as tornou difíceis, e serás inspirado pelos seus dons de sabedoria.

Comprometes-te a adotar o Princípio do Passado?

“Comprometo-me a respeitar e a compreender o passado, e a aprender com todas as diferentes pessoas que viveram antes de mim”.

Terra. O que é?

O Princípio da Terra significa que te comprometes a cuidar da Terra, da Água, do Ar, do Solo e de todos os Seres Vivos, e que farás tudo ao teu alcance para viver de forma a não ser desperdiçador, nem ganancioso. A Terra é o lar que partilhamos.

Comprometes-te a defender o Princípio da Terra?

“Comprometo-me a respeitar e cuidar da Terra, o lar que todos compartilhamos. Farei tudo o que puder para proteger a água, o ar, o solo e todos os seres vivos”.

Paz. O que é?

O Princípio da Paz significa que te comprometes a viver em paz e a cooperar com os outros, para resolver conflitos de forma não violenta. Se tiveres num conflito, deves procurar soluções que sejam justas para todos.

Comprometes-te a defender o Princípio da Paz?

“Comprometo-me a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para viver em paz e cooperar com os outros para resolver conflitos de forma não violenta e justa para todos”.

Amor. O que é?

O Princípio do Amor significa que te comprometes a ser sincero e gentil com os outros, a construir confiança entre aqueles que te conhecem e a compreender os modos de cada pessoa que encontras. Significa que assumirás a responsabilidade pelas tuas ações em todas as coisas.

Comprometes-te a seguir o princípio do amor?

“Comprometo-me a ser gentil e sincero com os outros, a compreender os sentimentos dos outros e a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para tornar o mundo um lugar mais amoroso!”

Futuro. O que é?

O Princípio do Futuro significa que fará tudo o que estiver ao seu alcance durante a sua vida para garantir que todos, agora e no futuro, possam viver juntos em saúde, paz e harmonia nesta bela Terra.

Comprometes-te a fazer tudo o que estiver ao seu alcance durante a sua vida para ajudar a tornar a nossa Terra um lar saudável, harmonioso e pacífico para todos no futuro?