River Guard Certificate: “Rivers Project”
“Projeto Rios”
Certificado, que vem mostrar como é importantíssimo e crucial para a nossa sobrevivência, proteger os recursos hídricos, e como fazê-lo. Este curso dá as ferramentas da forma ideal de o poder fazer, em conjunto com os melhores guardiões, as próprias populações/comunidades, ao envolve-los neste problema que nos atinge a todos. Serve para melhorar os recursos hídricos da zona e trabalhar a sua salvaguarda. Tem como objetivos principais caracterizar, conservar, restaurar e monitorizar os ecossistemas lóticos, sensibilizar a população para a sua importância e envolve-la na sua proteção. O ressurgimento desta profissão está a ser impulsionado pela crescente preocupação com as alterações climáticas e a proteção ambiental.
Tem componentes:
– Hidráulica/Estrutural – correções físicas como reperfilamento, estabilização de margens, remoção de barreiras e criação de zonas de inundação preferencial.
– Ecológica – remoção de resíduos, controlo de espécies invasoras, plantação de espécies autóctones, aumento da biodiversidade e habitat.
– Social – envolvimento da comunidade, formação, sensibilização, e participação ativa nos processos de restauro.
A profissão de guarda-rios, que existiu entre o século XVIII e 1995, foi reativada em Portugal em alguns Concelhos em 2021e tem como principal objetivo a preservação e fiscalização dos recursos hídricos e das margens dos rios. As funções incluem a fiscalização da extração de areias, pesca ilegal, poluição e desmatação, bem como o controlo de obras nas margens. O ressurgimento desta profissão está a ser impulsionado pela crescente preocupação com as alterações climáticas e a proteção ambiental.